Se você tem essas curiosidade e quer entender um pouco mais desta ampla variedade de produtos e serviços prestados por vários tipos de padaria, eu listei aqui 10 tipos que estamos acostumado no mercado, mais claro, algumas, você ainda pode não ter ouvido falar, então se prepare, vai se impressionar como este vasto mercado da panificação tem muito a oferecer, mesmo quando somos muito especifico.

 

Padaria Artesanal:

 

Nessa categoria de padaria, a venda costuma ser direta ao consumidor, o local é maior com mesas e cadeiras, dividida em vários tipos, os principais são boutique, serviço e padaria de conveniência.

 

Padaria Artesanal Boutique

 

Sua característica é por ter um ambiente minimalista e vender doces sofisticados, refinados, encontra-se em bairros mais nobres, oferece doces finos e produtos importados, dando uma experiencia unica para quem visita, chamadas também pelo nome francês de boulangerie, um verdadeiro luxo, por isso também o nome de boutique.

 

Padaria de Serviço

 

Essas tem que ser em locais maiores pois podem promover festivais, eventos, fast food e os frequentadores geralmente buscam mais produtos nela do que só o pão.

 

Padaria de Conveniência

 

Já essas localiza se em postos de gasolina ou bairros residenciais, vende muita mercadoria e produtos que se encontra também em mercearias, nela encontra produtos de necessidade imediata, assim como nos supermercados.

 

Padaria Gourmet

 

As padarias gourmet se destaca pelo ambiente bem decorado e aconchegante, para que as pessoas possam sentir a vontade ao tomar seu café, almoço e até jantar, as padarias gourmet chamam a atenção pela boa apresentação dos seus produtos, vende se pães doces e pães mais elaborados, bordados, trazendo uma experiencia incrível para os clientes. E também vende lindos bolos e produtos de qualidade, capaz de atender os clientes mais exigentes.

Geralmente, optam por ingredientes finos para fornecer, fabricar seus produtos que estão sempre frescos e são artesanais.

As padarias Gourmet virou tendencia por ser cheias de inovações e acomodar muito bem seus clientes.

 

O que é Culinária Gourmet?

 

É uma culinária mais elaborada, requintada e que atende as exigências do consumidor com gosto mais apurado com qualidade, o termo gourmet tem ligação com a cozinha da alta classe.

 

Padaria Express

 

As express focam mais nos lanches rápidos

E a Starbucks inaugura primeira padaria artesanal em Seattle, para quem não sabe Starbucks é uma empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo.

 

Padaria Industrial:

 

Na padaria industrial é necessário equipamentos de grande porte como massadeira, dosador de água fria, batedeira planetária, cilindro, divisora, modeladora, armário de fermentação, câmara climática para pães, pois o foco é produção de grande escala.

Fornece produtos para estabelecimentos que fazem a terceirização desses produtos.

Nessas padarias é fundamental que tenham um bom espaço,e ventilação,higienização adequada.

Câmaras frias e congeladas são muito importantes para receber matérias primas.

As caixas de descartes também é importante para as padarias.

O armazenamento de produtos tem que ser separado e organizado,e o local de armazenamento deve ser separado da produção

A padaria industrial é mais focada na produção de pães embalados e congelados.

O utensílio usado tem que ser adequado e aprovado pela a ANVISA, por isso o riscapão possui um laudo de garantia, afim de oferecer um produto realmente seguro e confiável.

 

Padaria de Mercado

 

Essas são aquelas que ficam dentro dos supermercados geralmente no fundo com intuito de levar as pessoas comprarem mais produtos e depois sentirem o cheiro fresco dos pães, a exposição dos produtos é muito importante, para que o cliente não passe despercebido.

Dicas:

observe o horário de pico, para evitar desperdício de mercadoria;
coloque os produtos em exposição;
controle o estoque;
tenha sempre produtos de qualidade.

 

Padaria Orgânica

 

A padaria orgânica vende se produtos sem agrotóxicos sendo assim para um público mais especifico e exigente, vende produtos mais saudáveis, como produtos sem glúten.

Cada vez mais as padarias têm investido em pães, doces, tortas sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado, isso porque muitas pessoas tem diabetes, intolerância a lactose, outras são alérgicas e também há aqueles que querem fazer dietas outros que gostam de alimentos mais leves e também os que procuram alimentos mais saudáveis, existe então essa opção de padaria orgânica.

Pessoas com intolerância ao glúten (celíacas), não podem ingerir alimentos que contenham a substância, pois o glúten impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino.

As pessoas celíacas não produzem a enzima necessária para quebrar e digerir as moléculas de glúten que estão presentes em alimentos feitos a partir da farinha de trigo, centeio, cevada e malte.

Porém não é necessário deixar o pão totalmente de lado pois o trigo pode ser substituído por ingredientes sem glúten, como a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho, fubá, tapioca e etc.

Também existes outros alimentos sem glúten ao em vez de ingerir o pão, como por exemplo : Frutas, legumes e verduras, carnes e peixes, farinha de arroz, mandioca, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame, arroz, polenta, chocolate em pó, cacau, gelatina, margarida e etc.

O glúten está presentes em vários alimentos como pães, bolos, biscoitos, bolachas, mas a variedade de alimentos sem glúten nas padarias orgânicas são muitas.

 

Curiosidades umas das melhores padarias em paris :

 

Julien
Gérard Mulot
Pain Poilâne
Aux Délices de Sèvres
Pain d’Epis
Paris Seven (no lugar da mítica Poujauran…)
Gosselin
Jean-Pierre Cohier
Eric Kayser
Du Pain et des Idées
La Pâtisserie (Cyril Lignac)
Blé Sucré
Des Gâteaux et du Pain – 63, Bd Pasteur 75015
Béchu
Aux Enfants Gatés

Diversidade na Decoração

A decoração das padarias gourmet para uma padaria industrial varia, as pessoas buscam ambientes bonitos e aconchegantes, com estilo, quem já percebeu o tipo de decoração usada nas confeitarias e nas cafeterias, o estilo das confeitarias geralmente é mais delicado mais fofo, com cores mais claras ou até mais alegres e nas cafeterias o local costuma ser mais rústicos e também com cores que combinam com o cafezinho, mas sabe o que esses lugares tem em comum ? A harmonia

 

Por onde começar

 

Está perdido não sabe como começar a melhorar o ambiente da sua padaria, a dica é decorar o ambiente trazendo cores e coisas que lembram o tipo de produto que você oferece e assim você pode se inspirar.

Seja para padarias, confeitarias ou cafeterias é essencial que tenha o balcão, as mesas, as cadeiras, paredes, pavimento, armários e prateleiras, fachada e iluminação tudo harmonizando, para que seu cliente tem a melhor experiência.

Espero que gostem, deixem seu comentário.

Twittar
Pin
Compartilhar