Muitas pessoas nos dias de hoje optam por uma dieta sem glúten, porém não é só para as pessoas que precisam emagrecer que essa dieta é valida, do mesmo modo é ideal para as pessoas celíacas.

Para quem desconhece a doença celíaca é uma reação imunológica à ingestão de glúten que cria uma inflamação danificando o revestimento do intestino delgado, causando má absorção de alguns nutrientes.

Por isso diversas padarias estão dando importância a esse publico, mais que tudo isso, virou moda a procura por alimentos sem glúten.

Você pode encontrar nas padarias de hoje vários produtos, pães sem glúten e isso é muito bom e existem diversas receitas que vocês podem estar fazendo em casa e fica uma delicia.

O glúten é uma mistura de duas proteínas, gliadina e glutenina, ambas presentes no centeio, cevada, aveia, encontradas também na farinha de trigo

Mas você pode substituir os alimentos acima pela farinha de arroz, ou ainda a fécula de mandioca, o polvilho doce, polvilho azedo.

 

Vamos à receita Pão de Mandioca Sem Glúten e sem lactose

Vamos aos Ingredientes:

 

  • 400g de Mandioca cozida,para facilitar amasse a mandioca cozida
  • 2 xícaras de Farinha de Arroz
  • 2 Ovos
  • 1 Gema para pincelar
  • 2 colheres de sopa de Azeite
  • 1 colher de sopa de Fermento Biológico Seco
  • 1 e 1/2 colher de chá de Açúcar Mascavo
  • 1 colher de chá de Sal
  • 1/2 colher de chá de Goma Xantana
  • A goma xantana é ideal para receitas sem glúten pois ajuda na elasticidade e deixa macia a massa.

 

Modo de fazer

 

Junte todos os ingredientes numa vasilha, exceto a farinha, vai acrescentando a farinha aos poucos e misturando, a massa tem que ficar lisa e macia, para isso vai apertando a massa com as mãos e esfregando a massa, enrolando, sove para não grudar na superfície, na mesa ou bancada, em seguida coloque em uma forma untada e depois de deixar a massa descansar durante a fermentação, pincele a gema na massa.

Com finalidade de deixar o pão com aspecto cumprido e bonito é recomendado a forma retangular pequena na hora de levar ao forno, o forno deve ser pré-aquecido, deixe-la por volta de 40 minutos ( ou até dourar ) em temperatura media, espere esfriar um pouco antes de fatiar.

Use os riscadores do Riscapão para que você tenha uma precisão no corte e uma boa formação na pestana do pão.

Observação as massas sem glúten ficam densas ou as vezes mais quebradiças pois o glúten garante a massa pastosa

Tem outras versões, formas de fazer essa receita também.

 

A farinha de arroz contida nessa receita tem muitos benefícios listamos alguns importantes:

 

1) Essa Farinha previne da Diabete pois reduz acúmulo de gordura abdominal
2) Ajuda a controlar o colesterol fazendo bem ao coração
3) Rica em manganês auxiliando no desenvolvimento de cartilagens e ossos, melhora a absorção de cálcio.
4) Rica também em proteínas e ótima para dietas normais e também para dietas dos celíacos.

Veja agora os benefícios da mandioca

A mandioca é um ótimo alimento para saúde pois possui fibra dietética que ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue, um excelente alimento para os diabéticos e também recomendada para dietas ou para quem é celíaco, já que não contém glúten.

A mandioca ou Aipim contém boas quantidades de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, colaborando para a formação de ossos e dentes.

Rica em vitaminas do complexo B e isso é ótimo pois as vitaminas do complexo B garantem a saúde dos cabelos e da pele, poderia para por aqui né afinal não precisa de mais motivos para dizer o quanto o complexo B é bom,porém tem mais as vitaminas desse complexo também presente na mandioca impedem a perda de memória e previnem até a enxaqueca, incrível não é mesmo?

Também conhecida como aipim, macaxeira, castelinha e uaipi é uma espécie de planta da família das Euphorbiaceae.

A mandioca é muito saudável mas também não vamos exagerar, pois ela pura prende o intestino, já os pães de mandiocas podem comer a vontade, mesmo assim sem exageros.

Atenção não ingerir a mandioca pura crua o ideal é descascar e cozinhar pois a crua pode causar envenenamento e os sintomas podem ser vômitos, dores no estomago entre outros.

Receba GRATUITAMENTE um E-book com 7 Receitas

Os pães mais vendidos que fazem sucesso





Parabéns ! Agora basta confirme seu cadastro na sua caixa de e-mail

Twittar
Pin
Compartilhar