Todo pão antes de finalizado, tem no processo, uma técnica simples que tem chamado muita a atenção dos consumidores, isso porque a riscagem na massa esta sendo personalizada.

Fatiando o pão francês

Padarias do mundo inteiro tem mudado o conceito na riscagem do pão e isso tem atraído muito os consumidores, por isso vamos mostrar aqui 2 tipos de cortes usado na produção.

A técnica é simples, chamado de “Pestana do pão“, o conceito é fazer um corte preciso na superfície do pão para que o vapor da massa saia na superfície, ajudando no crescimento do pão com a fermentação.

Então vamos lá?

Riscagem padrão

A riscagem padrão é um corte realizado na superfície de forma simples e linear, a perfuração é profunda e da a abertura no pão. Como mostra na imagem abaixo.

riscagem do pão formato linear

Riscagem sorriso

A riscagem sorriso é um corte meio encurvado em formato barrida dando a ideia de um sorriso no pão, também muito comum e usado na pestana do pão, veja a imagem abaixo.

riscagem do pão formato sorriso

Utensílio para o corte do pão

A ferramenta do padeiro é fundamental para o corte, mais gostaria de destacar que, a lâmina deve ser usada com os cuidados devido, tanto para o profissional, quanto para o consumidor, por mais simples que seja, acidentes com a lâmina tem acontecido com frequência.

É importante que a lâmina seja fixa firmemente para que não solte no pão e a pegada seja segura, para não ferir o padeiro.

Gilete, estilete ou pedaço de lâmina no palito é muito perigoso e o risco maiores ainda, um acidente com a lâmina, pode afetar a imagem de uma padaria, por isso é importante os cuidados.

O Riscapão além de ser um utensílio próprio para o corte do pão, ele é sobreinjetado, fixo no cabo e não solta, sem risco de ruptura, o que faz a riscagem ser segura e perfeita.

O pão francês é o alimento mais consumido pelos brasileiros, pesquisas apontam que em média 40% das vendas na padaria estão relacionadas ao pão francês.

O pão é alimento primordial no café da manhã como no café tarde !

riscapao retrátil para padarias e panificadorasRiscar o pão não esta apenas em um simples corte, ele envolve todo um conceito, fazendo com que o pão tenha um belo formato, seja crocante e muito saboroso.

Fatiar o pão esta muito mais além do que vemos, ele é a marca do padeiro !

Twittar
Pin
Compartilhar