Produzir pão requer um dedicação criteriosa quanto ao detalhes, isso porque quanto mais envolvimento com o pão, melhor é o seu resultado, mais crocante, saboroso e visualmente atrativo será o seu pão. Aqueles que desejam se destacar na arte de fazer o pão como um padeiro excelente ou mesmo deseja obter ótimos resultados em sua padaria ou panificadora precisa observa essas dicas infalíveis. Acompanhe !

5 técnicas infalíveis na produção do pão

A seguir, vamos focar em 5 pontos no processo de produção que acentua a qualidade do pão, essas dicas foram pesquisas em vários canais com o objetivo de gerar valor a sua produção, para fazer qualquer tipo de pão.

#1- Ingredientes

É fundamental observa a receita com os ingredientes certos correspondente com a quantidade, peso e principalmente a qualidade da matéria prima, não dizemos q a matéria prima tem que ser usado somente produtos de primeira, produtos caros, não é isso que estou dizendo, o que quero q você compreenda é a qualidade do produto, pois a química aplicada vai influenciar muito no sabor e na estrutura.

Por exemplo, a farinha de trigo, precisa ser boa o suficiente para suporta a fermentação, as farinhas brasileira são feitas similar as dos americanos com ótima resistência para não ocorrer rupturas na massa.

Outra observação é a fermentação, pessoal, deve dar atenção ao que se mistura na fermentação. O fermento não pode ser misturado com sal, existe uma composição química que auxilia para essa evolução do pão. O fermento são bactérias vivas batizadas pelos cientistas de Saccharomyces cerevisiae, se alimentam dos açúcares e, ao mesmo tempo, eliminam álcool e gás carbônico – um processo denominado fermentação ou levedação.

#2- Sovar a massa

A mistura dos ingredientes faz com que a água forme o glúten, assim começamos a sovar a massa, que estica e alinha ela tornando a mais lisa e elástica, o importante na hora de sovar é não demorar muito no masso de 5 há 10 min.

Deve observar também a posição das mãos, você não pode pegar com os dedos que fazem a separação na massa, mais deve massagear a massa com a palma da mão, isso irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa.

estetica do pao com o uso da pestana do pao

Uma sova mal feita vai gerar um pão massudo e pesado.

#3- corta ou fatiar o pão

Após a fermentação dar volume ao pão é hora de dar aquele corte, um risco no pão que faz com que o ar preso na massa evapore para superfície.

Existe vários formatos de corte, a verdade é que os Padeiros estão esculpindo verdadeiras obras de arte no pão. Para mim é essa a principal característica na formação, porque ela envolve talento e resultado.

A pestana do pão ao ser formada, faz com que o pão fique bonito, volumoso e atraente, veja algumas imagens abaixo de pães esculpidos, de tão bonitos que são.

Um utensílio recomendado é o Riscapão para forma a pestana do pão, a pegada no cabo é anatômica o que conforta no uso, então é só se inspirar e realmente desenhar e é nisso que vemos talentos.

#4- Assando o pão

Antes de iniciar o assamento do pão, deve ao colocar na bandeja o pão com um espaço sobre o outro para que não ocorra o grudamento dos pães, geralmente o espaçamento de 2 dedos.

Durante o processo de assamento é importante verificar o estado do pão, se estiver ressecado o comum as vezes é borrifar um pouco de água, este processo é muito usado no pão francês.

Deve também observa a temperatura de aquecimento conforme instruído na receita do pão para que não ocorra alguma deformidade.

A temperatura, o vapor e o tempo devem ser criteriosamente seguido para não ocorrer erros.

#5-Estética do pão

Ao tirar do forno o pão deve ter a aparência perfeita, sem estourar do lados da massa com furos, o corte da pestana na superfície toma formas lindas e incríveis.

Amigos se gostaram da dica, post um comentário ou alguma dica que deseja acrescentar. Espero que todos gostem !

 

Twittar
Pin
Compartilhar