Você já deve ter se perguntado qual é o melhor pão do mundo ou o pão mais gostoso, já que os pães tem nome de países como, pão francês, pão italiano, pão australiano e por ai vai.
Verdade seja dita, qual o pão que tem o aroma delicioso ou o aquele gostinho no paladar que marca para o resto da vida, querendo ou não, já esta dando vontade de comer não é mesmo???
Você provavelmente ao começar a ler, deve ter lembrado daquele pão que você comeu uma vez e que impressionou muito o seu paladar, eu sim e digo para você é marcante, foi muito bom, mais a questão é, qual é o pão mais gostoso do mundo?
Como saber qual é o melhor pão do mundo?
A empresa Puratos resolveu responder esse mistério e saiu em busca de diferentes tipos de pães produzido no mundo. E as variedades são muitas, criaram então uma biblioteca com várias amostras de fermentações, usando os mesmos conceitos e técnicas aplicados na produção do pão local.
Dos estudos apresentado apenas 58 padarias possuíam pães excepcionais, pois dominavam com perfeição a técnica básica da fermentação, além da bela estética do pão e a precisão perfeita na pestana do pão.
Em Paris temos um privilegiado pão baguete que foi premiado em 2017, a casca é bem crocante o miolo é macio e levemente ácido, o cheiro e o sabor tostado é delicioso, se não é o melhor, esta na lista para ser.
O Brasil também não fica de fora os pães da Basilicata, da Cepam, da Benjamin e da Brico Bread possui um destaque na biblioteca da Puratos.
Difícil dizer qual é o pão mais gostoso do mundo, mais a técnica bem aplicada, a delicadeza nos detalhes, no final torna o pão perfeito.
O consumidor brasileiro é apreciador do pão francês, por isso o SEBRAE e a ABIP uniram-se para com a finalidade de orientar a aplicação das Boas Práticas na produção do pão, dando assim conceitos básicos e essenciais na produção do pão.
O pão gostoso começa pelos olhos
Estranha essa afirmação,não é? Infelizmente não, tudo começa pela estética é como uma mulher linda e bem vestida, impossível não notar, tanto homens como mulheres a veem, assim é o pão.
Alguns padeiros tem sido ousados na customização do pão e feito belas obras de artes, isso mesmo, pois a estética é fundamental para o pão, ao forma a pestana do pão, o padeiro realiza o corte com precisão na massa, que além de contribuir para o crescimento do pão, também faz com que novas formas sejam exposta como você pode observa nas imagens abaixo.
Imagine só, esses pães só de olhar já da água na boca.
O cuidado na massa
A massa do pão deve ser feita com muita atenção, a farinha usada brasileira é muito boa porque ela é resistente a fermentação igual a da americana.
Quando for usar o sal é fundamental não colocar junto a fermentação, pois a mistura dos 2 complica um pouco, use inicialmente junto ao trigo o sal, fazendo a mistura, este detalhe ajuda muito na qualidade da sua massa.
Sovar bem a massa do pão ajuda também misturar os nutrientes, mais não demore tanto procure concentrar nas orientações da receita e também não use muita farinha.
Assando no forno
O forno industrial é o ideal, como os das padarias, isso porque ele assa tanto na parte de cima como na parte de baixo do pão, dando aquela elegância no pão, dourando ele.
Também é importante observa o tempo e ficar atendo ao pão para não passar do ponto, certamente isso dará ao pão o bronzeado perfeito e crescimento ideal.
Essas dicas são básica mais se você não tem observado é muito importante que de atenção a esses detalhes, pois quanto mais você é detalhista, mais gostoso e saboroso ficará o pão.
Conclusão
Saber o pão mais gostoso do mundo é uma questão bem difícil, mais a soma de detalhes na hora de produzir o pão deixa ele perfeito. Se você tem uma padaria e quer aumentar seus clientes, pense em dar a eles o pão mais gostoso, com um aroma irresistível, com um sabor formidável e principalmente com uma estética perfeita, esculpida pelos padeiros.
O Riscapão foi desenvolvido voltado para melhor segurança, higiene e principalmente a estética do pão. Oferecendo o utensilio correto para fabricação do pão.